terça-feira, 8 de novembro de 2016

Como ajudar o filho mais velho a não ter ciúmes do bebê

Antes era tudo dele: a atenção e o amor dos pais não precisavam ser divididos com mais ninguém. Mas de repente a criança precisa lidar com a chegada de um novo bebê, um irmãozinho.
Além de ver a barriga da mamãe crescer, ele vê um novo quarto (ou até o dele!) ser arrumado, vê a atenção que parentes e amigos dão à mãe e os presentes antes destinados a ele começam agora a chegar também para esta pessoa que ele ainda não conhece. A mãe, antes sempre disponível, já não pode pegá-lo sempre no colo, por conta do tamanho da barriga e da indisposição normal da gravidez.
Não é difícil imaginar que a criança poderá achar que irá perder o carinho dos pais: a pouca idade também significa que seu filho não sabe controlar totalmente as emoções e angústias, e por isso é preciso saber prepara-lo para o momento da chegada do irmãozinho e, principalmente, fazê-lo curtir este momento tão especial.
Muitas crianças voltam nesta fase a fazer xixi na cama, chorar muito, fazer birra e aprontar com o objetivo de despertar a atenção dos pais, tornando-se até agressivas.

Para que a sua segunda gravidez seja tranquila e o seu filho aguarde com ansiedade assim como você a chegada de um novo bebê, Gestação Bebê tem algumas dicas:


  • Não esconda nada do seu filho. Desde o início explique que ele irá ganhar um irmãozinho e responda a todas as suas dúvidas, que serão muitas a partir deste momento.
  • Faça com que ele participe deste momento: quando souber o sexo do novo bebê, peça opiniões sobre nomes. Peça ajuda para decorar o quarto e escolher as roupinhas, além do tema do chá de bebê.
  •  Mostre ao seu filho que precisará da ajuda dele para cuidar do bebê. Na troca de fraldas, peça que ele traga todo o material necessário. Na hora do banho, peça para ele ficar por perto para ajudar na segurança do bebê. Faça-o sentir uma peça fundamental na vida do irmão.
  • Explique para o seu filho que nos primeiros meses de vida do novo bebê eles não poderão brincar juntos porque ele ainda será muito pequeno, e que nesse período você terá que dar muita atenção para o bebê, porque ele precisa de muitos cuidados, exatamente como foi quando ele mesmo nasceu.
  • Mostre a ele que ele e o irmãozinho serão grandes amigos e terão muito tempo para brincar juntos, mas que será preciso aprender a dividir os brinquedos e o espaço que antes era apenas dele.
  • Faça planos. Diga a ele o que vocês farão quando a família estiver maior.
Fonte: Site Gestação bebê



Nenhum comentário: