sábado, 1 de setembro de 2012

SITES INTERESSANTES PARA EXERCITAR A MENTE

Para quem curti um papo-cabeça sobre a natureza da mente e dos estados mentais em geral,´fica a dica da página http://consc.net/chalmers/ de um dos mais respeitados filósofos da mente da atualidade.
Seu livro,A mente consciente,publicado em 2006,foi considerado pelo "Sunday Times" um dos melhores livros de Ciência de 2006.

O http://www.lumosity.com, garante o "melhor programa de treinamento cerebral na web",segundo seus 20 milhões de adeptos,em maioria neurocientistas.Conta ainda com a parceria da Universidade de Standfor e a Universidade da Califórnia em São Franscisco,além das revistas "Discover" e "Popular Science"e do jornal inglês "The Guardian",dentre outros.Fazem parte do repertório jogos para aumentar a memória,aprimorar a concentração e desenvolver a criatividade(site em Inglês".

Para ficar por dentro das últimas descobertas neurocientíficas no campo das ciências,o link ideal é o: http://web.mit.edu/newoffice/topic/neuroscience ,com um canal dedicado ao Massachusetts Institute of Technology(MIT).
O MIT é um dos mais respeitados centros de ciência e tecnologia do mundo e sede do MediaLab,o mais famoso centro mundial de pesquisa sobre o impacto de tecnologias emergentes na sociedade humana.
Desde 2009 o MIT mantém um programa de pesquisa interdisciplinar em neurotecnologia,termo empregado para descrever uma ampla variedade de tecnologias,que vão das imagens cerebrais a neuroestimulação por eletrodos para tratar doenças como o mal de Parkinson ou restaurar a mobilidade em pacientes portadores de paralisias(site em inglês).
Voltando ao planeta terra,estamos no Brasil,então devemos citar o o que há de melhor em termos nacionais como:
http://www.cerebronosso.bio.br/ ,com apoio da Faperj e do CNPq com informação qualificada para quem entende de neurociências.O site é comandado por Suzana Herculano-Houzel,autora de diversos livros sobre o assunto com aparições no programa "Fantástico"da Rede Globo,entre 2008 e 2010,graduada em Biologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiroe Formada em Neurociências pela Case Western Reserve University(EUA),Universidade Paris VI(França)e pelo Instituto Max-Plank para Pesquisa do Cérebro(Alemanha).
Outro site é o http://www.cerebromelhor.com.br com exercícios personalizados que melhoram a capacidade de memória,atenção,linguagem,raciocínio lógico e visão espacial e jogos que identificam seus pontos fracos e oferecem dicas para seu aperfeiçoamento.
Mas este último não é gratuito,tem cadastro e primeira semana grátis e asinaturas mensais,semestrais e anuais com preços entre R$ 19,90 a R$ 99,90.

Nenhum comentário: