sábado, 22 de junho de 2013

DIGNIDADE

É estarrecedor ver o que povo brasileiro está enfrentando para garantir direitos que são tratados como privilégio de poucos.
Transporte, Saúde, Educação, Segurança, Moradia, Emprego, são patrimônios garantidos por lei, mas abolidos da prática.
Somos a geração da ditadura enrustida, fantasiada de democracia, onde manifestações da classe trabalhadora são negociadas pela tropa de choque, enquanto os direitos humanos defendem os bandidos; a homofobia é tratada como doença; os médicos são tratados como deuses e os parlamentares como intocáveis.
Não estou aqui defendendo ninguém, nem acusando, é apenas um desabafo, porque estou longe do meu país, com saudades dos meus amigos, com orgulho do povo que está tentando mudar o Brasil, cada um da forma que sabe.Uns com cartazes, outros com rostos pintados, os excluídos com violência, mas todos conscientes, que não fazer nada significa omissão.
Atualmente nos E.U.A, fiz questão de registrar uma imagem de tantas, que servem para reflexão  sobre o que é viver com dignidade.
O lugar retratado abaixo está localizado em Washington DC, no espaço designado aos denominados "homeless", termo similar a "mendigo" em língua portuguesa.

 
 
 

Dignidade significa, segundo o dicionário Priberam, qualidade de digno. A palavra origina-se do latim dignitas, dignitatis, procedente da raiz indo-europeia dek-, vinculada a docencia, decoração e dogma. Com o afixo -no-, essa raiz originou o significado de 'dignidade'. Em Latim, Cícero dizia nec dignitatem et deese nec gratiam (que não lhe faltem os títulos nem o favor).Verbete no Priberam on-line:dignidade&nb [...]
 Espero que os cidadãos brasileiros, continuem lutando, pela dignidade merecida, e para que um "país de todos" vá muito além de um simples slogam.

 

Nenhum comentário: