domingo, 20 de abril de 2014

Você conhece algum psicopata? A maioria das pessoas já encontrou um; descubra as características mais comuns das pessoas que não sentem culpa


Em geral, a emoção é a principal forma de percepção do mundo. O que sentimos traduz nossas decisões e intenções, as conexões com pessoas e lugares e a forma como percebemos as informações que nos chegam. Na verdade, é quase impossível imaginar a vida sem sentimentos – até encontrar um psicopata. A maioria das pessoas certamente já encontrou um. Segundo estimativas, em torno de 0,5% a 1% da população apresenta esse quadro. Excluindo crianças, mulheres (por razões ainda desconhecidas, elas são menos afetadas) e aqueles já trancafiados em presídios, acredita-se que existam aproximadamente 250 mil psicopatas vivendo livremente nos Estados Unidos atualmente, por exemplo.
Como reconhecê-los? O teste conhecido como Registro Revisado de Psicopatias de Hare consiste em 20 critérios, cada um deles avaliado numa escala de 0 a 2. Medem comportamentos e caracteres como mitomania (mentira patológica), predisposição ao tédio e promiscuidade sexual (abaixo), avaliados durante a entrevista. Também são levados em consultas e relatórios prisionais e policiais, além de outros registros oficiais. O escore máximo é 40, mas qualquer resultado igual a ou maior que 30 é considerado psicopatia.
Qualquer pessoa marca alguma pontuação no contínuo da psicopatia. Aqueles considerados “normais”, em média, atingem 4 pontos, mas há muitos na faixa dos 10 e 20 pontos. Para muitos a pontuação é insuficiente para receber um diagnóstico oficial, mas ainda é possível detectar tendências psicopáticas significativas e frequentemente perceptíveis – o chefe que persegue os funcionários, o aproveitador, o irresponsável que está sempre explorando a generosidade de pessoas próximas.
Comportamento sociopataCaracteres emocionais/interpessoais
Propensão ao tédioVolubilidade e fascínio superficial 
Estilo de vida parasitárioGrande senso de autopromoção 
Promiscuidade sexualMitomania
Falta de metas realistas e de longo prazoEsperteza e manipulação
ImpulsividadeAusência de remorso ou culpa
IrresponsabilidadeBaixo nível de afeição
Problemas comportamentais precocesInsensibilidade e falta de empatia
Delinquência juvenilDeficiência em aceitar a responsabilidade dos próprios atos
Violação de liberdade condicional ou provisória


FONTE: REVISTA MENTE & CÉREBRO



Nenhum comentário: