domingo, 15 de junho de 2014

Fazer várias tarefas ao mesmo tempo diminui a produtividade


Comprometer-se com muitas atividades sobrecarrega memória de trabalho e demanda mais esforço para concluí-las


Você tem o hábito de responder e-mails, escutar música e falar com o colega de trabalho ao mesmo tempo? Cientistas da Universidade de Groningen, nos Países Baixos, garantem que o cérebro não consegue realizar com eficácia várias tarefas ao mesmo tempo. Em estudo publicado na Human Factor, mostram que alternar tarefas sobrecarrega a memória de trabalho (que armazena informações temporárias) e afeta a produtividade.

O psicólogo especialista em modelagem cognitiva Niels Taatgen e sua equipe pediram a voluntários que trabalhassem em algumas tarefas, com a liberdade de alterná-las o quanto quisessem. Os pesquisadores observaram que essa “autorização” levou-os a mudar constantemente o que faziam, mesmo que isso custasse esforço mental. Como os cientistas esperavam, tal comportamento aumentou o tempo gasto em cada tarefa, o que sacrificou a produtividade. Além disso, os participantes não demonstraram evidência de aprendizagem, ou seja, sua estratégia de alternar tarefas não gerou resultados melhores ao longo do tempo.

Taatgen afirma que comprometer-se com várias atividades simultaneamente na esperança de ser mais eficiente não funciona: é frustrante e contraproducente. “O mais preocupante é o fato de agirmos assim por conta própria, mesmo quando não há exigências externas”, diz. A boa notícia é que evitar distrações na hora de trabalhar e permanecer envolvido com a tarefa, mesmo quando iniciar outra parece a melhor alternativa, ajuda a enfraquecer esse comportamento. “Muitas vezes, basta deixar o material de trabalho secundário longe da vista para manter o foco e não perder a dinâmica produtiva”, conclui. (Com informações da Association for Psychologycal Science).

Fonte: Revista Scientific American

Nenhum comentário: