sábado, 15 de novembro de 2014

Nova técnica regenera dentes com cárie Tratamento sem dor ou ruído deve estar disponível em 3 anos

O aparelho capaz de fazer com que o tramento dentário dispense motorzinho, amálgama ou agulhas e resina estimula a regeneração do dente afetado usando eletricidade.

A cárie dentária resulta de um processo que se inicia com a microscópica desmineralização do dente. Com o tempo, a lesão pode aumentar formando uma cavidade. Atualmente os tratamentos dentários preenchem a cavidade com resina ou amálgama depois do doloroso e incômodo desbaste.

O método revolucionário proposto por Professor Nigel Pitts and Dr Chris Longbottom, do Kings´College de Londres e conhecido como “remineralização acelerada e melhorada por eletricidade” (EAER, na sigla em inglês) tem dois estágios. Depois de preparar o esmalte do dente, o dentista aplica uma corrente elétrica fraca que mobiliza minerais para o local e repara a lesão. A corrente elétrica utilizada não é nem sentida pelo paciente.

A companhia encarregada de comercializar a invenção – chamada Reminova Ltd – é a primeira empresa que tem origem no King’s College London Dental Innovation and Translation Centre e está em fase de captação de investimentos para desenvolver e viabilizar o uso comercial do equipamento de remineralização. A expectiva é que o novo tratamento, além de muito mais confortável para o paciente, seja também muito mais barato que o convencional. 

Fonte: Kings College London News

Nenhum comentário: