sexta-feira, 23 de setembro de 2016

Gua sha

Gua sha é uma técnica 
terapêutica chinesa. A palavra de origem chinesa significa: raspar (Gua) a energia ruim (Sha).

Tradicionalmente, os antigos chineses utilizavam Gua Sha  para tratamentos terapêuticos contra febre, fadiga e especialmente para aliviar dor. 
O tratamento de Gua sha  consiste no diagnóstico e na raspagem da pele com pedra polida (de Jade) em áreas específicas do corpo. A pele fica com coloração vermelha e, segundo os princípios terapêuticos, trata-se da exteriorização do Qi (Energia ou Força Vital) estagnado. 

Na concepção da terapia tradicional chinesa, todas as "doenças", dores e desarmonias orgânicas estão relacionadas com o desequilíbrio do fluxo de Qi (Energia ou Força Vital) que circula nos Canais de Energia (Meridianos). Os desequilíbrios energéticos são classificados como Síndromes de: 
  • Excesso de Qi 
  • Deficiência de Qi  
  • Estagnação de Qi 
O tratamento terapêutico da Gua Sha visa restaurar o equilíbrio energético para manter a saúde, prevenir doenças, aliviar tensões, dores musculares, proporcionar qualidade de vida e bem-estar. 

O tratamento é indicado para adultos e idosos e não possui contraindicação, exceto quando a pele está machucada, queimada ou com outra alteração. 



Nenhum comentário: