segunda-feira, 15 de abril de 2013

REALIDADE BRASILEIRA-DESABAFO DOS LEITORES SOBRE A IMPORTÂNCIA DE OLHAR PARA OS PROFISSIONAIS MAIS VELHOS

Prezados Amigos,
Pura realidade, estou na casa dos 43 e trabalha com turismo, era gerente ganhava também acima da média do mercado. Deixei a empresa depois de 13 anos trabalhando
na mesma, e com 22 anos de experiencia no ramo.
Depois disso também não consegui recolocação, alguns mesmo falando que aceitava um salário mais baixo, nem retorno.
Parti para um curso técnico em Quimica, mesmo com a idade avançada não parei de estudar, também fiz Gestão de conhecimento pela FGV, que era o point do momento.
Terminei o técnico em Química em 2012, mesmo com indicações de professores à
empresas que procuravam por estagiário, nunca fui sequer chamado, preferiam os novininhos. como vou ter experiência sem oportunidade?
E aquele papo de que nunca podemos parar de estudar? Sempre estar se atualizando?
Já ouvi de empresas que queriam funcionários que tivessem passado por várias empresas. Ora eu fiquei 10 anos na primeira, 1 ano na segunda e 13 anos na terceira e última. ( antigamente se olhava para o funcionária que conseguia ficar mais tempos no mesmo trabalho, era valorizado, hoje não).
Hoje exige até MBA para pagar um salário de R$ 1.000,00, não disprezando o valor em si, pois muitos pais de familia não ganham isto, e só uma comparação ao nível de exigência ao nível de pagamento.
Bom somente também um desabafo com a comunidade, sei que cada um tem um pensamento, e não estou aqui para criticar ninguém, é somente um relato da minha situação, e como vejo, também de alguns amigos.
Mas boa sorte a todos e continuaremos o caminho, que Deus estja em nossos caminhos.
Abraços
Cláudio Urbano
 
______________________________________________________________________
 
Pois é Amigos.... após ler o artigo, só posso rir..... e rir muito deste país onde empresas pesquisam, desenvolvem um discurso muito legal..... e na hora de aplicar nas suas proprias empresas a história é bem outra!!! O inverso.
Trabalhei por 27 anos na FGV e posso afirmar-lhes que a propria FGV processou UMA LIMPA em 2008/2009 onde foram mais de uma centena de funcionários e pasmemmmmmm alguns cátedras....excelencia no ensino da administração no Brasil , também foram para o asilo!!!!!!
Escrever é fácil por em prática é outra historia. Para voces não pensarem que sou alguma decrépta, hoje tenho 57 anos e estou em outra atividade na Prefeitura. Todos os profissionais que criaram a EAESP/FGV que constuiram ano a ano a sua história de "melhor escola de administração da América Latina" foram-se sem ao menos um muito obrigada... sem "Voces fizeram esta história" já que a matriz da FGV fica no RJ e SP gerava todos os recursos financeiros para mantê-los no RJ, pois o RJ sempre foi deficitário. Trabalhamos aqui e sustentavamos a Escola de Administração Publica -EBAP, e a Escola de Economia e todos os seus funcionários. Foi graças a administrações maravilhosas em São Paulo que a FGV é o que é hoje! No RJ era só politicagem....e os ídices que todos conhecemos.. e não tivemos valor algum. A época propusemos a criação do Centro de Excelencia em Administração , onde congregaríamos todos os nosso grandes mestres....e onde poderiam ser discutidos os grandes assuntos da administração. Com esse centro estaríamos preservando não só a cultura da GV, mas a cultura da Administração do nosso País! Não foi aceito! E cada um para suas casas!!!!
Alguns entraram com processo trabalhista com a GV , pois ela descumpriu o regimento interno e todos os que recorreram foram reinceridos na escola e receberam todos os direitos pelo tempo em que estiveram afstados e ainda os reflexos..... muito dinheiro!. Parabéns a eles que mostraram que apesar de velhos ainda sabem dos seus direitos!!!!
Gostaram desta triste historia! É meio assim: "Faz o que eu mando , mas não faça o que eu faço!"
 
Abraços

Marizilda
 
______________________________________________________________________
 
Pois é amigos, já tinha lido essa matéria, acredito que isso ainda vai demorar...
Sai de uma empresa multinacional com 44 anos, e devido ao alto salário acima da média de mercado, nunca mais consegui recolocação CLT.
Hoje com 53 anos, já poderia se quisesse me aposentar pois comecei cedo e já tenho tempo e idade.
Mas não!! continuo como Consultor PJ (realidade de mercado hoje para os “”idosos”” e salário elevado).
Pena que as empresas não pensem assim.
“” Quanto vale para a empresa consertar erros de inexperientes?? , perdas de clientes etc.”” . Alguém um dia poderia avaliar isso!!!
Abraços
 
JR Cesário

Nenhum comentário: