domingo, 2 de março de 2014

A Revista EXAME.com consultou dois especialistas em recrutamento para tentar mapear os sinais de que o candidato foi (ou está indo) bem no processo seletivo.


Ao sair de uma entrevista de emprego surge sempre a dúvida sobre o desempenho durante a conversa com o recrutador. “Será que fui bem?” é a primeira pergunta que muitos candidatos se fazem assim que o entrevistador encerra a conversa e se despede.
1 A entrevista foi longa
Para os especialistas, o tempo é determinante. Recrutador querendo colocar logo um ponto final na conversa é um péssimo indicativo. Por isso, quando acontece o contrário, é sinal de que o perfil do candidato se enquadra nas exigências do cargo.
2  As perguntas foram abrangentes
Outro fator que pode ser utilizado como termômetro é o conteúdo e a abrangência das perguntas, de acordo com os especialistas. “É bom sinal quando o candidato consegue relatar todos os pontos importantes da sua trajetória profissional, além de aspectos pessoais e objetivos de carreira”, diz Fabiane.
3 O recrutador indicou quais serão os próximos passos
Se, ao final da entrevista, o recrutador explicar quais são e como serão feitas as próximas etapas do processo seletivo, comemore. 
“Quando ele se coloca à disposição, entrega o cartão de visitas e fala sobre o próximo passo, dizendo que é tal pessoa quem fará a próxima entrevista, por exemplo, é um ótimo sinal”, diz o especialista.
4 Tempo de retorno é curto
As empresas tomam o cuidado de não perder bons candidatos e por isso procuram mantê-los engajados nos processos seletivos, diz Fabiane.
Por isso, se você foi bem, o retorno deve chegar em breve. “Entre uma semana e 15 dias ele deve receber o contato da empresa. Se não receber neste período, deve diminuir as expectativas”, 
Fonte: Revista Exame

Outro fator relevante: O Entrevistador está te convencendo e não te interrogando

Se eles quiserem você na empresa, eles vão querer que você deseje estar lá. Por isso, eles estarão tentando vender a companhia e o emprego a você. Se isso acontecer, você tem grandes chances de ser contratado.

Nenhum comentário: