terça-feira, 1 de dezembro de 2015

DO IN – automassagem que cura

O Do-in é uma técnica chinesa de automassagem baseada na Medicina Tradicional Chinesa (MTC) e utiliza os mesmos pontos da Acupuntura, de acordo com os meridianos corporais. A prática busca, através da pressão com a ponta dos dedos nos pontos dos meridianos, tratar as dores que surgem no dia-a-dia, sedando ou estimulando tais pontos, para normalizar o fluxo de energia onde ela esteja estagnada ou desequilibrada.
O congestionamento do fluxo energético em determinado ponto do corpo gera um excesso ou uma deficiência de energia (Qi), que pode acarretar em diversos problemas de saúde. Ao dispersar essa energia estagnada, o órgão afetado se acalma, ocorrendo o que chamamos de sedação. A automassagem também ajuda no processo chamado de “tonificação”, cujo objetivo é levar energia para o local afetado, ativando o ponto deficiente e permitindo que este se reanime.
O Do-in pode ser feito todos os dias ou sempre que necessário, a qualquer sinal de desconforto em determinado ponto.
Primeiramente, sente em uma posição confortável e respire profunda e lentamente por alguns minutos. Em seguida, com a mão em forma de concha, dê leves batidinhas pelos braços e pernas em todas as suas extensões – para ajudar a ativar os meridianos. Massageie suavemente os dedos das mãos e dos pés, girando-os e dando leves puxões em cada um, para ativar as energias das extremidades.
Depois dessa preparação, seu corpo estará pronto para receber a massagem em pontos específicos, para tratar os problemas correspondentes. Não desista caso sinta dor, isso quer dizer que há realmente um problema no local e ele precisa ser tratado.
A prática do Do-in não possui nenhuma contraindicação e pode ser feita por qualquer pessoa, em qualquer local. Através dessa técnica, podemos tratar desde males como dores de cabeça, dores de garganta, dores de barriga e sinusite, até enjoos, prisão de ventre, cólicas menstruais e outros incômodos.
ALGUNS EXERCÍCIOS PARA APLICAR O DO IN:(observe nas fotos os locais dos pontos corretos)
IRRITAÇÃO E NERVOSISMO (SEDAÇÃO)
Vire a palma da mão direita para você. Com o dedão da mão esquerda, pressione a parte interna do pulso direito, na região localizada logo abaixo da mão. Mantenha a pressão nessa região durante cinco minutos e depois relaxe. Descanse por um minuto e volte a repetir o processo. Faça cinco repetições em cada mão.
PRISÃO DE VENTRE (SEDAÇÃO)
Com as costas da mão viradas para você, pressione o ponto bem abaixo do ossinho do dedo indicador. Mantenha a pressão nessa região durante cinco minutos e depois relaxe. Descanse por um minuto e volte a repetir o processo. Faça pelo menos cinco repetições em cada mão.
CANSAÇO FÍSICO (TONIFICAÇÃO)
Dobre o braço a 90° (como se estivesse fazendo “muque”). Depois pressione, com a ponta do polegar, a parte interna do braço, no ponto logo acima do osso do cotovelo, um pouco antes de chegar à dobra do braço. Descanse por um minuto e volte a pressionar até não sentir mais dor.
A pressão deve ser feita repetidamente (como se estivesse bombeando) em intervalos de um segundo, durante um a cinco minutos.
ENXAQUECA (SEDAÇÃO)
Posicione os polegares na base da nuca e suba os dedos até encontrar o início do crânio. Pressione durante cinco minutos os pontos que ficam na linha da orelha. Descanse por um minuto e volte a repetir o processo. Continue pressionando até sentir alívio da dor.
DOR DE ESTÔMAGO E VERTIGEM (SEDAÇÃO)
Vire a palma da mão para você. Agora meça dois dedos abaixo da base da mão e pressione durante cinco minutos esse ponto – que fica um pouco abaixo do pulso. Depois descanse por um minuto e volte a repetir o processo. Faça quantas repetições forem necessárias, até não sentir mais dor.
CÓLICAS (SEDAÇÃO)
Posicione o dedão da mão na parte de cima do tornozelo. Deslize os dedos na parte de cima dos pés, até encontrar um osso protuberante, que fica entre o dedão do pé e o indicador. Pressione esse ponto durante cinco minutos. Depois descanse por um minuto e volte a repetir o processo até sentir que o ponto não está mais dolorido. A massagem pode ser feita em ambos os pés.


1. Irritação e nervosismo
2. Prisão de ventre
3. Cansaço

4. Medo e ansiedade
5. Enxaqueca

6. Ressaca
7. Inchaço
8. Sinusite

Fontes bibliográficas:
http://www.personare.com.br/
http://mdemulher.abril.com.br/

Nenhum comentário: