quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

Saiba mais como a Acupuntura pode ajudar no alívio dos sintomas de Stress e Ansiedade


Distúrbios de stress e ansiedade incluem o transtorno de ansiedade generalizada, síndrome do pânico, fobias, transtorno obsessivo compulsivo (TOC), e stress pós traumático (NICE 2007; Clinical Evidence 2007). Estes distúrbios podem ser crônicos, e causar incapacidades e prejuízos importantes na qualidade de vida da pessoa, se não tratada (NICE 2007). Outros distúrbios e sintomas comuns como preocupação excessiva, transtornos de sono, irritabilidade e baixa concentração, ansiedade, podem resultar em sintomas físicos como excesso de suor, náuseas, diarréia, boca seca, palpitações, fadiga, tontura, e tensões musculares (American Psychiatric Association 2000).

O Jornal de Colégio Americano de Cardiologia publicou um artigo, na edição de janeiro deste ano, do Dr. Biing Jiun Shen, informando que a ansiedade pode aumentar o risco de idosos saudáveis a terem mais riscos de infarto cardíaco. Como essa informação, temos artigos cada vez mais freqüentes que abordam os distúrbios orgânicos provocados pelos distúrbios emocionais.

Na verdade, este conceito de doenças psicossomáticas causadas pelos distúrbios emocionais já foi descrito pelos antigos médicos na China, há mais de três mil anos. O primeiro capítulo do livro de Acupuntura e Medicina Chinesa já mencionava que para manter a homeostase (equilíbrio) do corpo, o indivíduo deve manter a mente calma, praticar exercícios físicos adequados, manter a respiração suave e lenta além de uma alimentação regrada, ou seja, nada de excessos no dia-a-dia. Passaram tantos séculos e essas recomendações continuam válidas. Comumente são repetidas em palestras ou nos livros de auto-ajuda, descritos pelos especialistas.

O estado doente de estresse, em geral, pode estar sob algum tipo de estímulo perverso, de forma aguda ou crônica, com algumas causas mais freqüentes:

1) Mudanças bruscas de hábito, como exemplo: o filho que muda para longe – tanto os pais como os filhos podem sofrer o efeito!

2) Quebra de rotina: sono irregular, sobrecarga de trabalho, expectativas exageradas, falta de preparo psíquico para enfrentar condições hostis, questão cultural, doenças, mortes.  Acontecimentos de impacto emocional, dependência química.

3) Ambientes agitados e barulhentos, bem como outras dificuldades de adaptação ao ambiente de convivência.

4) Distúrbios psíquicos prévios, problemas de relacionamento afetivo, problemas de envelhecimento, baixa auto-estima, problemas de locomoção.

O estímulo estressante pode causar uma série de sintomas tanto orgânicos como de alterações psíquico-comportamentais. Além de que, em condições crônicas causa desgaste físico-mental, chegando até a causar condições degenerativas permanentes.

As manifestações no organismo

O organismo reage ao estímulo de estresse e, geralmente, aumenta a pressão arterial e a freqüência cardíaca, contraindo músculos e vasos sanguíneos. Esta reação pode ser prejudicial, dependendo da intensidade, tempo de duração de estresse e a vulnerabilidade do indivíduo.

Basicamente, afeta o sistema imunológico que é responsável pela defesa do corpo, também o sistema nervoso que responde pela capacidade de restaurar o reajuste do corpo e o sistema endócrino, responsável pela produção hormonal. Por isso, as manifestações de sintomas são diversas e individuais.

Sintomas Gerais

Distúrbios físicos: dores de cabeça, indigestão, dores musculares, insônia, aumento da freqüência cardíaca, alergias, distúrbio do sono, queda de cabelo, mudança de apetite, gastrite, síndrome de colo irritável, cistite, dermatoses e esgotamento físico.

Distúrbios psicológicos: apatia, memória fraca, alteração de comportamento, desmotivação, agressividade, irritabilidade, intolerância, instabilidade emocional e ansiedade.

Os efeitos do tratamento por Acupuntura

acupuntura, por meio de estímulo pelas agulhas e outros instrumentos, em pontos específicos do corpo, produz uma série de reações locais e sistêmicas, resultando alívio dos sintomas de forma imediata ou progressiva.

As ações de acupuntura são pela via nervosa – explicando de forma resumida – há a liberação de substâncias como a endorfina, dopamina e serotonina em várias regiões do cérebro, resultando em efeito de analgesia, calmante, antidepressivo, relaxamento muscular, melhora de funções dos órgãos internos mesmo quando já existem distúrbios, melhora de problemas alérgicos e outros já comprovados em muitas pesquisas científicas realizadas no mundo inteiro.

Com a acupuntura, associada ao tratamento psiquiátrico e psicoterapêutico, ou utilizada exclusivamente, o uso de ansiolíticos pode ser reduzido ou até mesmo suspenso, livrando assim o paciente de efeitos colaterais. Isso porque a acupuntura tem efeito sedativo e ansiolítico, agindo na liberação de substâncias do sistema nervoso central, entre elas a endorfina, dopamina, encefalina e serotonina.

A encefalina, por exemplo, além de diminuir a dor, age no sistema límbico (a parte do encéfalo que controla as emoções), gerando bem-estar e conseqüente relaxamento mental. A liberação de tais substâncias, promovida pelas aplicações, é fator importante no tratamento de distúrbios como a ansiedade, depressão, síndrome de pânico e outros, além de atuar no controle de manifestações físicas como palpitação, distensão abdominal e gastrite.

tratamento de acupuntura para o estresse e suas manifestações sistêmicas e psicológicas é bastante satisfatório. Não há efeitos colaterais relevantes que sejam conhecidos. Em geral, aplica-se de uma a duas aplicações por semana, e, em caso de dores musculares, o paciente já sente alívio logo após a primeira aplicação. Já as alterações emocionais e os distúrbios de sono podem levar mais de dez sessões para terem efeito consolidado. Portanto, o efeito varia caso a caso, dependendo da duração de tempo dessas doenças, da causa e da vulnerabilidade dos pacientes.

E, finalmente, não podemos esquecer a importância de um diagnóstico o mais correto possível, para evitar a presença concomitante de outras doenças. Portanto, ressaltamos a necessidade do tratamento ser realizado por médicos especializados em acupuntura.

Fonte: Dr. Hong Jin Pai e Dr. Marcus Yu Bin Pai

Nenhum comentário: