Translate

sábado, 8 de outubro de 2016

9 sites para aprender programação de graça



Todos deveriam aprender a programar um computador porque isso também nos faz aprender a pensar: faz 20 anos que Steve Jobs fez essa afirmação, em uma entrevista que só chegou a ser divulgada dois anos após sua morte. Especialistas também argumentamque aulas de programação e ciência da computação deverão ser incluídas no currículo das escolas nos próximos anos, de forma que toda criança saberia ler e desenvolver códigos a partir dos 11 anos.
Para acompanhar esse campo de estudo cada vez mais útil, a internet é uma fonte inesgotável de aprendizado. Separamos os principais sites com aulas e vídeos que vão te ensinar os conceitos mais frequentes de programação e suas linguagens:
Apesar de ter sido elaborado para crianças, o curso de introdução a programação do Acessa SP é uma ótima opção para conhecer o universo da programação de maneira simples e direta.
Em inglês, o site é feito especialmente para quem nunca teve contato com programação. Em exercícios básicos e instruções simples, você pode aprender linguagens como HTML, JavaScript, PHP e Python.
Canal com aulas e dicas sobre lógica, estrutura de algoritmos e ferramentas como Java, HTML 5, PHP e Dreamweaver.
Portal com aulas de HTML 5, programação em Python, desenvolvimento de aplicativos para Android e muito mais.
Para promover o ensino de programação, a iniciativa da Microsoft reúne alguns cursos divididos em capítulos com vídeo-aulas rápidas. Um dos módulos utiliza o game Minecraft como ferramenta para entender código.
Produzidos pela Faculdade de Informática e Administração Paulista (FIAP), vídeos com professores da instituição ensinam conceitos de tecnologia: como construir aplicativos para Android, desenvolver apps de Windows Phone e entender aspectos básicos da programação.
Em vários módulos, a Fundação oferece aulas de desenvolvimento de aplicativos. Para ter acesso, faça o cadastro e selecione um dos cursos na lista.
Outro site com cursos da Microsoft, o Virtual Academy serve para aprender mais sobre desenvolvimento de web, jogos e computação em nuvem.
Publicado no site Coursera, o curso da Universidade Estadual de Campinas ensina como criar um aplicativo para iPhone.

Nenhum comentário: