A entrevista por
competências é um instrumento contemporâneo utilizado nos processos de
Recrutamento & Seleção para encontrar dados pessoais que não são fornecidos
em registros ou fontes documentárias e que se espera que o próprio candidato
tenha condições de prover. Trata-se de uma ferramenta para, através de uma
conversa, tentar aprofundar a percepção e conhecer as atitudes, preferências e
opiniões do candidato a partir da proposta de situações de conflito e/ou que envolvem
a resolução de problemas.
Espera-se, com a entrevista por competências, distinguir no
grupo de candidatos pré-selecionados na primeira etapa do processo seletivo,
quais apresentam maiores condições para desempenhar as funções do cargo a
contento, de acordo com o perfil definido pela área gestora.
Para que esse trabalho seja eficaz e alcance os seus objetivos
sugerimos a leitura atenta do seu conteúdo e o desenvolvimento das práticas
recomendadas.
Esteja preparado, mantenha a calma e seja você mesmo!
Boa sorte!
Cordialmente,
Michelly Rocha Affonso
A FERRAMENTA
Criada para que os candidatos sejam escolhidos nos processos
seletivos de uma maneira segura e extremamente criteriosa, a partir da análise
comportamental do profissional. Possibilita vislumbrar se ele tem as
características psicológicas para assumir determinada função.
A ferramenta foi desenvolvida partindo-se do princípio que os
comportamentos passados podem dar indícios dos comportamentos futuros. Então,
adota-se esse tipo de entrevista para pesquisar os comportamentos e resultados
anteriores, objetivando a previsão de comportamentos futuros que podem ou não
colaborar para o sucesso profissional na organização. Lembrando que cada
organização tem um valor e uma definição de “comportamento ideal”.
MAS... O QUE É COMPETÊNCIA?
Muito se fala em competências, mas poucos param para pensar no
significado disso.
Competências são definidas como o conjunto de conhecimentos,
habilidades e atitudes que tornam um profissional importante para sua organização
e para toda e qualquer empresa, por meio de características que atendem às
necessidades do mercado com um todo.
Existem as competências técnicas e as competências
comportamentais. Vejamos:
COMPETÊNCIAS TÉCNICAS: estão relacionadas à INTELIGÊNCIA INTELECTUAL
(QI), ou seja, a quantidade de conhecimento formal e acadêmico que o indivíduo
conseguiu adquirir ao longo de sua trajetória de vida (domínio de idiomas,
formação acadêmica, domínio de metodologias de trabalho, entre outras).
COMPETÊNCIAS COMPORTAMENTAIS: dizem respeito à INTELIGÊNCIA
EMOCIONAL (QE), ou seja, o nível de equilíbrio e adequação de como o indivíduo
interage com o meio que está inserido.
São exemplos de competências comportamentais habilidades como
pró - atividade, flexibilidade, criatividade, organização, comunicação, foco em
resultados, ousadia, planejamento, administração do tempo, entre outras. As
COMPETÊNCIAS COMPORTAMENTAIS tem sido preocupação recente do mercado de
trabalho, que há não muito tempo atrás observava apenas a habilidade técnica do
profissional. Em virtude de uma mudança de quadro, onde trabalhadores
considerados exímios tecnicamente estão sendo desligados das suas organizações
em função da falta de COMPETÊNCIAS COMPORTAMENTAIS.
As COMPETÊNCIAS COMPORTAMENTAIS eram negligenciadas porque
antigamente os cargos privilegiavam uma hierarquia rígida e as pessoas eram
contratadas exclusivamente de acordo com a experiência profissional, formação
acadêmica e cursos extracurriculares. Para atender a essa demanda as entrevistas
de seleção eram diretivas, focando quase exclusivamente aspectos técnicos
(experiência na função, formação, cursos, etc.); pouca importância era dada à
investigação das competências comportamentais e dos aspectos referentes à
qualidade de vida dos candidatos; a INTELIGÊNCIA INTELECTUAL (QI) era o foco
das atenções e por isso os testes psicométricos eram bastante valorizados.
Porém, as várias mudanças ocorridas nas empresas nos últimos
anos (globalização, aumento da competitividade, necessidade da utilização de
técnicas avançadas de negociação), trouxeram com elas à necessidade do trabalho
em equipe e consequentemente a valorização das COMPETÊNCIAS COMPORTAMENTAIS
(QE).
E foi para atender a demanda dos selecionadores e
gestores, que surgiu o conceito de SELEÇÃO POR MÚLTIPLAS COMPETÊNCIAS e as
técnicas para a realização de ENTREVISTA POR COMPETÊNCIA.
COMPETÊNCIAS AVERIGUADAS NESSE TIPO DE ENTREVISTA
Criatividade
Flexibilidade
Iniciativa
Negociação/Persuasão
Empreendedorismo
Solução de Conflito
Relacionamento Interpessoal
Ética
Focoem
Resultados
Liderança
Visão global
Trabalhoem
Equipe
Comunicação
Cooperação
Autoconfiança
Humildade
Saber ouvir
Estabelecimento de Metas
Fornecer/ Receber "feedback"
Motivação
Decisão
Solução de Problemas
Foco no Cliente
Flexibilidade
Iniciativa
Negociação/Persuasão
Empreendedorismo
Solução de Conflito
Relacionamento Interpessoal
Ética
Foco
Liderança
Visão
Trabalho
Comunicação
Cooperação
Autoconfiança
Humildade
Saber ouvir
Estabelecimento de Metas
Fornecer/ Receber "feedback"
Motivação
Decisão
Solução de Problemas
Foco no Cliente
INDICADORES DE ATIVIDADES E COMPORTAMENTOS PROFISSIONAIS QUE SERÃO
AVERIGUADOS NESSE TIPO DE ENTREVISTA:
Descrição do cargo atual;
Maiores desafios enfrentados;
Maiores erros cometidos;
Mudanças ocorridas e como as superou;
Projetos desenvolvidos em curto prazo;
Projetos desenvolvidos em equipe.
OBSERVAÇÕES E DICAS
Alguns
entrevistadores adotam o sarcasmo durante esse tipo de entrevista ou amedrontam
o candidato antes dela visando unicamente verificar a capacidade que o
profissional de controlar suas emoções perante situações de dificuldade e
stress (partem do princípio que o trabalho coloca o profissional nesse tipo de
situação em muitos momentos).
Existem selecionadores que procuram argumentar
muito suas respostas ou, simplesmente, são lacônicos. A sua reação diante desse
comportamento será constantemente avaliada.
Diante
desse tipo de postura do seu interlocutor, procure não levar nada para o lado
pessoal, responda tudo com calma e peça esclarecimento se achar
necessário.
Esse
tipo de entrevista pode ser conduzido também por telefone. Caso isso aconteça
com você, procure antecipar o diálogo e escreva em um papel as respostas para
as perguntas que poderão ser feitas (veja roteiro abaixo). Mantenha as
respostas por perto para não engasgar ou ficar muito tempo em silêncio enquanto
procura pelas respostas.
As dicas
para se sair bem são: demonstre segurança durante todo o processo; enfatize
suas qualidades a todo momento; não se sinta intimidado mesmo que o
selecionador tente fazer isso; jamais seja arrogante ou demonstre nervosismo.
PERGUNTAS USUAIS FEITAS NESSE TIPO DE ENTREVISTA
1. Descreva-me uma
situação em que você teve sucesso em motivar alguém a aceitar algo ao qual ela
se opunha tenazmente.
2. Vamos supor que você
constatou que, em sua opinião, um colega de trabalho estava fazendo algo não
ético. O que você faria para influenciá-lo a mudar sua atitude?
3. Conte-me a respeito
de quando você teve que fazer uma mudança impopular em sua equipe. Que passos
você seguiu para que as reações negativas fossem minimizadas?
4. Descreva uma
situação em que você supervisionava um funcionário com desempenho medíocre. Que
estratégias você usou para motivá-lo a ser mais eficiente?
5. Conte-me a respeito
de uma ocasião em que você se sacrificou pessoalmente para cumprir um objetivo
relacionado ao trabalho?
6. Em sua opinião, qual
é o principal atributo de um bom Gestor de Recursos Humanos? Por quê?
7. Conte-me a respeito
da situação mais difícil que enfrentou como membro de uma equipe. Como essa situação
foi resolvida? Qual seu papel na solução do problema?
8. Descreva como você é
visto pelos demais.
9. De que modo você
determina quais tarefas são delegadas para cada funcionário em particular?
10. Descreva uma
situação em que você tentou evitar o fracasso usando métodos alternativos.
11. O que normalmente
lhe traz maior satisfação no trabalho?
12. O que você aprendeu
sobre você nos últimos três anos?
13. Algumas situações
profissionais exigem que trabalhemos com pessoas de quem não gostamos. Conte-me
a respeito de quando você superou uma divergência pessoal para atingir
resultados.
14. Suponha que um
colega tenha-lhe dito algo importante e pedido segredo. Você julgou importante
que seu chefe soubesse do teor dessa informação. O que você faria?
15. Conte-me à respeito
de uma ocasião em que você modificou seu estilo para poder enfrentar mais
eficazmente uma situação difícil.
16. Descreva-me a
decisão mais importante que você tomou na sua vida. O que a fez tão
significativa? Como você a tomou?
17. Quais são seus
objetivos pessoais e profissionais para os próximos 5 anos? Qual sua estratégia
para alcançá-los?
18. Quais são as razões
que o motivam a sair de seu atual emprego?
19. Quais são alguns
aspectos que você desejaria evitar em empregos futuros? Por quê?
20. Qual é sua atual
remuneração e benefícios?
21. Qual é sua pretensão
salarial?
Nenhum comentário:
Postar um comentário